top of page
Buscar

Fechei os olhos e me joguei

  • Foto do escritor: ACCS
    ACCS
  • 13 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Por CINTIA MARIA SANTOS SILVA


COMEÇAMOS A NOSSA TARDE COM MAIS UM DIA DE VISITA AOS USUÁRIOS DO CAP (CENTRO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO). DEPOIS DE TODOS REUNIDOS, A ATIVIDADE DIÁRIA FOI EXPLANADA, A PROPOSTA FOI PARA QUE FOSSÉMOS GUIADOS PELOS DEFICIENTES VISUAIS, DE MANEIRA QUE NESTE MOMENTO ELES SERIAM OS VIDENTES E NÓS OS CEGOS.


CONFESSO QUE FIQUEI MUITO APREENSIVA, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE ESTAR

GESTANTE, TIVE MUITO MEDO DE ME MACHUCAR, MAS MESMO INSEGURA, ACEITEI O

DESEFIO. FUI CONDUZIDA POR UMA QUERIDA, A CELINHA, QUE POSSUI BAIXA VISÃO E QUE JÁ CONTRUIMOS UMA RELAÇÃO DE AMIZADE E CARINHO. ENQUANTO MINHA PREOCUPAÇÃO ESTVA NÍTIDA, CELINHA ESTAVA SUPER FELIZ EM ME CONDUZIR, ME PERGUNTOU VÁRIAS VEZES SE EU CONFIAVA NELA, ELA DISSE QUE JAMAIS

DEIXARIA COM QUE EU E FILIPE NOS MACHUCÁSSEMOS.


ENTÃO, PARA INICIAR A ATIVIDADE, COLOCAMOS A VENDA NOS OLHOS E DE REPENTE NOSSO MUNDO VIROU ESCURIDÃO. FOI INCRÍVEL, COMO O ESPAÇO SE TORNOU AMPLO PRA MIM, EU PERDI TOTALMENTE A NOÇÃO DE TUDO, PARECIA QUE EU ESTAVA EM UM ABISMO E QUE A QUALQUER MOMENTO EU IRIA CAIR NELE.

COMEÇAMOS A CAMINHAR, E CELINHA PASSOU TODAS AS INSTRUÇÕES BÁSICAS, ELA

CONDUZIA EU E BEATRIZ, EU ESTAVA COM A MÃO NO OMBRO DELA, E BEATRZ COM A MÃO NO MEU OMBRO, E A NOSSA POSIÇÃO TAMBÉM ERA IMPORTANTE, UMA TINHA QUE FICAR ATRÁS DA OUTRA JUSTAMENTE PARA NÃO CORRER O RISCO DE SE BATER EM ALGO QUE TIVESSE NA NOSSA LATERAL.


AOS POUCOS ÍAMOS FAZENDO NOSSA CAMINHADA PELO CENTRO, CELINHA TEVE O CUIDADO DE SUBIR A RAMPA COMIGO E BIA. ELA AVALIOU QUE A RAMPA PARA O ACESSO AO ANDAR DE CIMA SERIA MENOS PERIGOSO DO QUE SUBIR AS ESCADAS. PASSAMOS POR TODAS AS SALAS DE AULA, CONHECEMOS OS PROFESSORES DELES, CONHECEMOS OS ESPAÇOS OFERECIDOS PARA ELES DE EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO.


MINHA EXPERIÊNCIA


APÓS A VENDA NOS OLHOS, ME SENTIR SEM CHÃO TAMBÉM, ME BATEU UM MEDO

DESESPERADOR, QUASE QUE DESISTO, MAS EU ESCOLHI CONFIAR EM CELINHA, POIS A SUA SATISFAÇÃO EM ME CONDUZIR ERA TÃO GRANDE, QUE JAMAIS IRIA PROVOCAR ESSA DECEPÇÃO. LITERALMENTE FECHEI OS OLHOS E ME JOGUEI, COMEÇAR A CAMINHAR ERA DIFÍCIL DEMAIS, AS PERNAS TRAVAVAM, OS OUTROS SENTIDOS FICARAM APURADOS, SENTI MUITOS CHEIROS, OUVI MUITAS VOZES, O VENTO ESTAVA MAIS FORTE COMO DE COSTUME, O ESPAÇO ERA GRANDE, EU CONSEGUIA PERCEBER A AMPLITUDE DO LUGAR. FOI INCRÍVEL, SENTI MUITO MEDO E DEPOIS MUITA CONFIANÇA, CELINHA ME DEIXOU MUITO SEGURA, ME DEIXOU MUITO TRANQUILA. CONTEI COM O APOIO DE PRÓ CECÍLIA QUE TAMBÉM ESTAVA AO MEU LADO, POIS A MAIOR PREOCUPAÇÃP ERA COM LIPE.


FOI UMA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA E QUE JAMAIS IMAGINEI PASSAR, MAS A GRATIDÃO FOI MUITO MAIOR QUE QUALQUER COISA. DEPOIS DESSA ATVIDADE PASSEI A REFLETIR, A PENSAR A TENTAR COMPREENDER COMO EXISTEM MUNDOS TÃO DIFERENTES DOS MEUS.







 
 
 

Yorumlar


bottom of page