top of page
Em um teatro, pessoas sentadas em semi-círculo, entre elas os professores da ACCS: Edu, Marilza, Cecília e Maria Beatriz (Bia). Edu e Bia estão com as mãos levantadas, aplaudindo em Libras, enquanto as outras batem palmas

Sobre a ACCS

A atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), Acessibilidade em Trânsito Poético, é uma ação da Escola de Dança da UFBA e que vem oferecendo, desde o ano de 2004, atividades de criação e pesquisa em dança voltadas para comunidades de pessoas com deficiência da cidade de Salvador. Criada pela professora Fátima Daltro, desde 2017 passou a ser coordenada pelas pessoas docentes Edu O., Cecília Accioly (Dança) e Maria Beatriz do Carmos (BI de Saúde).

O projeto é uma ação artística educativa que envolve professores, estudantes e comunidade, e comporta ações como aulas de dança, que intitulamos Cirandas Artísticas Educativas, discussões interativas, utilização da audiodescrição como recurso para a criação artística e mostra pública dos trabalhos desenvolvidos no grupo. São trazidas para o cenário das discussões reflexões sobre corpo, dança, comunicação e suas possíveis relações com os processos de atenção às pessoas com deficiência e riscos sociais.

 

No período de 2017 a 2019, o projeto estabeleceu parceria com o CAP - Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual, vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Agrega-se também a esta etapa a parceria da Escola de Dança com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, mais especificamente o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

No primeiro semestre de 2024, todas as quartas-feiras à tarde, retorna à grade curricular dar Escola de Dança da UFBA, tendo como docentes Edu O. e Marilza Oliveira com atividades desenvolvidas em torno da relação entre a Deficiência e a Dança Afrobrasileira com enfoque maior na deficiência auditiva.

O projeto busca também possibilitar, através da Dança, uma (re) construção do olhar sobre a deficiência, ampliado e crítico, centrado nas potencialidades dos sujeitos e nos aspectos socioculturais, relacionais, ambientais e políticos que produzem e engendram a deficiência no tecido social. A partir do encontro interdisciplinar, visa contribuir tanto para a formação de futuros profissionais com sensibilidade ampliada, além de produzir trocas de conhecimentos e experiências sensíveis sobre a percepção de si, do corpo e da subjetividade entre os participantes, docentes e graduandos de diferentes áreas de formação.

Este projeto recebeu apoio da PROEXT/UFBA nos semestres 2017.2 e 2018.2

Edições anteriores: http://accpoeticas.blogspot.com.br/?view=flipcard

bottom of page